Baseball em Portugal

14 julho, 2009

Carta à Federação Portuguesa de Basebol e Softbol

Ontem, dia 13 de Julho de 2009, no blog do Jornal Basebol foi publicada uma carta aberta dirigida à Presidente da FPBS que está transcrita em baixo.
Exma. Senhora
Presidente da FPBS
Sandra Monteiro

Cc: Tigres Basebol, White Sharks Basebol, Lisboa Basebol, Lobos Basebol, Adémia Basebol, Académica Basebol, Universidade de Aveiro Basebol, Paz Basebol, Bravos Basebol, Vikings Basebol e Braga Romans Basebol.


No passado dia 12 de Julho de 2009, pelas 11 horas, realizou-se no auditório do Centro Estágio da Cruz Quebrada (Lisboa), uma reunião de carácter informal entre diversos clubes de Basebol e Softbol de Portugal e que teve a presença dos seguintes elementos: José Gonçalves – Tigres Basebol, Fernando Lucas – White Sharks Basebol, Hugo Almeida – Vikings Basebol, Gustavo Almeida – Braga Romans Basebol, Filipe Jorge – Adémia Coimbra Basebol e Gonçalo Lopes – Lisboa Basebol e que contou com o aval dos seguintes clubes apesar de ausentes: Universidade de Aveiro Basebol, Bravos Basebol e Paz Basebol. A realização desta reunião foi comunicada a António Nadais, membro da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e aos seguintes clubes que não estiveram presentes nesta reunião: Académica Basebol e Lobos Basebol.

O objectivo geral desta reunião esteve associado ao balanço dramático vivido pelos clubes face à inoperância da FPBS e na tomada de iniciativas que possibilitem a rápida recuperação do prestígio desta modalidade junto do desporto nacional.

Na reunião foram focados os seguintes pontos:

1) Diversos clubes demonstraram o desânimo e desagrado do estado actual da FPBS face a diversos assuntos de carácter básico, nomeadamente, a inexistência de competições nacionais para o ano 2009, a dificuldade na filiação de clubes, a ausência de confirmação de documentos enviados pelos clubes para a FPBS, a dificuldade em contactar a FPBS através de telefone e correio electrónico, a falta de clareza da operacionalidade da FPBS (ex. ausência do relatório e contas), a falta de crescimento da modalidade, sobretudo, junto das camadas jovens e actual má imagem desta modalidade junto dos órgãos máximos europeus.

2) Os clubes demonstraram alguma apreensão face à gravidade da ausência de verbas do Instituto de Desporto de Portugal devido ao conflito existente entre a FPBS e os Vikings Basebol.

3) Os clubes chegaram a um consenso de efectuar pressão junto da FPBS, de modo a que esta até ao dia 26 de Julho apresente aos clubes os novos estatutos da FPBS para serem aprovados na próxima Assembleia Geral de clubes. A ausência de novos estatutos até dia 27 de Julho junto do IDP irá colocar em causa o estatuto de utilidade pública desportiva da modalidade.

4) Por último, os clubes assumiram a necessidade de convocar eleições para eleger os novos corpos sociais da FPBS, uma vez que, o processo eleitoral já deveria ter ocorrido, mas face aos problemas existentes no seio da FPBS esse mesmo processo já foi adiado inexplicavelmente.

Etiquetas: ,