Baseball em Portugal

31 outubro, 2007

Algo corre mal no reino...

Este blog recebeu uma missiva, por parte um leitor que permanecerá anónimo, onde é feita a denúncia de ocorrências menos transparentes durante a Taça de Portugal de Baseball. Sem mais delongas, aqui fica:

Parabéns aos jogadores que representaram a equipa dos Lobos de Abrantes pela vitória na Taça de Portugal de Baseball 2007. Sim, parabéns aos jogadores. Ao clube Lobos de Abrantes e aos seus dirigentes recuso-me felicitar. Poderão perguntar os menos atentos: “E porque não dar também os parabéns ao clube e aos dirigentes do clube de baseball dos Lobos de Abrantes?”

Bom, com este comentário pretendia chamar a atenção aos visitantes do site Baseball em Portugal para o facto da equipa vencedora da Taça de Portugal 2007 - os Lobos de Abrantes - não ter sido, de facto, constituída pela verdadeira e original equipa dos Lobos, que venceu apenas um dos dezasseis jogos do campeonato nacional de baseball disputado este ano. E diga-se em abono da verdade, mais do que esta singela vitória não seria de esperar, já que humildemente o clube se estreava na sua primeira competição de baseball, com jovens jogadores a darem os seus primeiros passos na modalidade.

Assim, o triste, ridículo, insólito (ou não), anti-desportivo e vergonhoso teve lugar no passado fim de semana na Taça de Portugal de Baseball realizada em Abrantes.

A utilização de jogadores espanhóis e portugueses, permitam-me a expressão, “topo de gama” emprestados (terão sido pagos?), vindos de outras equipas para representarem a equipa dos Lobos de Abrantes foi a estratégia política (bem) utilizada, para que o presidente Nelson Carvalho calasse de vez as vozes da oposição à construção do campo de baseball da cidade e assim pudesse oferecer um título vindo ninguém sabia de onde (agora já sabemos) à recém criada equipa dos Lobos. Para a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, foi concerteza um prazer poder ter oferecido um pequeno presente à Câmara Municipal de Abrantes pelo apoio que tem recebido e com certeza deseja continuar a receber do munícipio abrantino.

As perguntas que deixo no ar são tão só e apenas estas:

- Será que com esta estratégia política a verdade desportiva existiu na competição?

- Será que os verdadeiros jogadores da equipa dos Lobos ficaram satisfeitos ao verem jogadores "estrangeiros" (portugueses e espanhóis) retirar-lhes o seu lugar na equipa que com o seu empenho e dedicação ao clube, estão a ajudar a criar?

- Será que o acesso à prática desportiva dos jovens de Abrantes foi nesta situação salvaguardado?

- Que Federação PORTUGUESA de Basebol e Softbol é esta, que favorece a participação de jogadores espanhóis em detrimento de jogadores portugueses?

- O que terão dito os restantes clubes participantes sobre esta estratégia, que no mínimo poderei classificar de desleal?

Por tudo isto, e para terminar, aquilo que sinto neste momento é um misto de vergonha e revolta por saber que os dirigentes federativos à frente dos destinos em Portugal do Baseball (modalidade que escolhi para praticar), permitem estas situações e vivem lado a lado com o anti-desportivismo, o favorecimento a clubes e a hipocrisia.

Os meus cumprimentos.

Após esta denúncia seria bom que a FPBS se apresentasse em terreiro de modo a clarificar quaisquer dúvidas que possam existir entre associados e adeptos. De outra forma o desporto, que ainda está na sua génese, poderá ficar manchado para sempre.

Etiquetas: , ,

Comentários: 4

vergonhoso!!!assim n vamos a lado nenhum...

Por Anonymous Anónimo, em 31.10.07  

Para começar, gostava que essa pessoa, que se julga tão indignada, ao menos tivesse coragem de mostrar a cara...

Ao assunto respectivamente relatado, existem alguns factores que estao a ser deixados de fora...

Porque é que não consta a sua idignação às outras equipas que também se reforçaram com jogadores estrangeiros?? Porquê só aos Lobos de Abrantes? Por eles terem ganho apenas um jogo no campeonato passado (e já agora, logo frente aos campeões nacionais em titulo na altura)? Pelas outras equipas se terem reforçado e nao terem ganho a taça? Só está indignado por terem sido usados jogadores dito "espanhois" (já que era 1 colômbiano e 2 venezuelanos)? e os americanos, já não o indigna? Talvez pelos Lobos terem sido os vencedores e que alguém tenha ficado com um certo "mau perder"...

Devido aos assuntos internos na Equipa, esses foram resolvidos dentro do balneario, e seria incorrecto da minha parte publica-los.

E já agora para que saiba, o Sr. Presidente sempre foi um grande apoante dos Lobos.~

Só tenho pena que um jogador de Basebol, tenha tão mau perder e que tenha estas atitudes porque são de longe, as mais incorrectas para um jogador desta modalidade.

Quanto aos jogadores, é complicado não jogar, não o vou negar nesse ponto, mas à que respeitar as opções e as decisões...

É devido a estas declarações que se vê onde está certo fair-play.. e de um desportista a tentar denegrir a imagem desta modalidade.

Por Anonymous Anónimo, em 2.11.07  

cala-se seu vigarista

Por Anonymous Anónimo, em 3.11.07  

aqui ninguem está a tentar denegrir a imagem desta modalidade.quem o está a fazer sao os dirigentes dos lobos que nem os proprios jogadores respeita(os que jogaram no campeonato,está claro)

Por Anonymous Anónimo, em 4.11.07  

Adicionar um comentário

<< Início